newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Escovas > Bosch


Destaque I
Bosch Aerotwin
 

A Bosch Aerotwin é uma nova geração de escovas limpa pára-brisas, sem articulações, onde a pressão exercida sobre o pára-brisas realiza-se directamente sobre duas lâminas curvadas em vez de ser sobre as articulações que incorporam as escovas tradicionais. Para além do seu desenho atractivo, mais compacto, as Aerotwin oferecem uma qualidade de varredura do vidro pára brisas ainda maior, como resultado de uma distribuição homogénea da pressão sobre a superfície do mesmo.

Estas novas escovas extra planas para veículos ligeiros, têm um perfil quase duas vezes mais baixo que as escovas standart: afecta minimamente a visão e facilita a sua ocultação sob o capot. Graças à sua estrutura plana, sem articulações, não se dá a circulação de ar entre a estrutura das mesmas, de maneira que o ruído produzido pelo vento reduz-se significativamente. A forma em alerón da nova escova proporciona uma visão clara da estrada, mesmo quando se circula a alta velocidade.

As Aerotwin incorporam uma lâmina com dois tipos de borracha, de acordo com a tecnologia Twin - flexível para uma perfeita aderência a todas as curvas do pára-brisas, e dura para um enxugamento perfeito.
A borracha 100% sintética das Bosch Aerotwin, revela uma alta resistência ao frio, calor, raios UV, hidrocarbonetos, insectos e outras manchas persistentes.

Destaque II
Bosch Twin
 

As escovas standard Bosch Twin, são um produto exclusivo e inovador da Bosch, sendo compostas por dois tipos de borracha: uma macia, que garante um funcionamento mais silencioso, e uma outra mais dura que assegura uma limpeza em profundidade durante toda a vida útil da escova. Um outro predicado exclusivo das escovas Twin, é o sistema Quick-Clip, que consiste num aplicador universal já montado nas escovas, permitindo a sua substituição em qualquer veículo em poucos segundos. A escova limpa vidros só tem que encaixar no braço e ser empurrada para o lugar certo até prender. Todas as escovas Twin, da Bosch, estão equipadas com este prático adaptador. A gama Twin incorpora escovas para veículos ligeiros, veículos comerciais e veículos pesados.

ACERCA DA BOSCH
 

A Bosch é uma marca alemã do Grupo Bosch, o maior fabricante independente do mundo de componentes automóveis para Primeiro Equipamento e aftermarket, com mais de 280 subsidiárias e mais de 12 mil Bosch Service Centers localizados em mais de 140 países. Produz componentes e sistemas para a indústria automóvel em 146 fábricas, implantadas em 26 países. No total emprega mais de 220 mil pessoas e tem um volume de vendas anual superior a 40 biliões de euros. A Bosch em Portugal é uma filial do Grupo Bosch, empregando perto de quatro mil pessoas.

O programa Bosch de A a Z para o sector automóvel contempla: Baterias, buzinas e fanfarras, cabos de ignição, correias, escovas limpa-vidros, filtros (óleo, ar, combustível, filtros de habitáculo de carvão activo e standard), injecção de gasolina, motores de arranque, alternadores, pequenos motores, sistemas e componentes para injecção Diesel, sistemas e componentes para travões, velas de incandescência, velas de ignição e equipamentos oficinais.

A génese da actual Robert Bosch GmbH, data de 1886, quando Robert Bosch (1861-1942) fundou o "Workshop for Precision Mechanics and Electrical Engineering " em Estugarda, Alemanha. Em 1887, Robert Bosch construiu o seu primeiro magneto de baixa voltagem, encomendado por um construtor de máquinas. Este magneto foi usado num motor estacionário. Desenvolveu, depois, o magneto de alta voltagem em 1902, invenção que conquistou o mundo. Nos primeiros anos de vida da sua existência, a companhia subsistia principalmente com trabalhos de instalação.

Em 1897, Bosch testou o seu magneto pela primeira vez num veículo – um triciclo. Só em 1901, Robert Bosch inaugurou a primeira fábrica, localizada em Estugarda, com apenas 45 funcionários. No final de 1910, a Bosch foi a primeira companhia a fornecer um sistema eléctrico completo para automóveis, consistindo de magneto, velas de ignição, faróis, alternador e botão regulador.

No início do século passado o sistema limpa pára-brisas da Bosch foi o primeiro a desempenhar a sua função de forma eficaz: ao contrário de outros sistemas disponíveis na altura, não trabalhava por vacum, sistema dependente das rotações do motor. O sistema limpa pára-brisas Bosch era alimentado por um motor eléctrico. Em 1927, a Bosch desenvolveu a primeira bomba de injecção Diesel e tornou-a num standard, abrindo caminho ao sucesso do sistema Diesel.

Em 1978, a Bosch introduziu o primeiro sistema ABS (Anti-Blocking-System) do mundo. Em complemento ao ABS, introduziu o sistema de tracção ASR em 1986, que previne o deslizamento das rodas de tracção. A Bosch estabeleceu novos standards na iluminação em 1991, com a introdução do Litronic, uma lâmpada de descarga a gás. Em 1995, lança o Electronic Stability Program (ESP), como suporte aos sistemas ABS e ASR em situações críticas.

Em 1997, a Bosch introduziu no mercado um novo sistema de injecção Diesel, onde a alta pressão é formada numa calha de armazenamento (Common Rail), preenchida com combustível. Esta construção torna os veículos a Diesel mais económicos, mais amigos do ambiente e silenciosos. A Bosch também possui o sistema de injecção directa para motores a gasolina, que limita o consumo em cerca de 15% comparativamente ao sistema de injecção standard, assim como a emissão de poluentes.

O SBC (Sensotronic Brake Control), lançado em 2001, é outro dos produtos de eleição da Bosch. Este dispositivo equipado com sensores calcula a pressão de travagem para cada roda, trabalhando em conjunto com os sistemas ABS e ASR. Desde que foi fundada, a companhia expandiu-se de forma continuada, tornando-se no Grupo Bosch, uma companhia internacional activa em todos os campos da engenharia automóvel.

Textos: Pedro Fontes e Bosch | Fotos: Bosch


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais